Mudança

Defrec está sob nova supervisão

Guilherme Calderipe, que até então respondia pela região de São Lourenço do Sul, assumiu o comando de uma das delegacias com maior demanda de crimes na cidade

Jô Folha -

A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) está sob nova supervisão, em Pelotas. O delegado Guilherme Calderipe, que até então respondia pela região de São Lourenço do Sul, assumiu o comando de uma das delegacias com maior demanda de crimes na cidade: roubo e tráfico de entorpecentes. Até setembro, o município já contabilizou 1.678 ocorrências de roubos e 112 de roubo de veículo, segundo dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).

“É um desafio substituir um delegado com tamanha experiência como o Félix Rafanhim”, admite Calderipe que há dois anos ingressou na polícia como delegado da 1ª Distrital de Pelotas e logo depois comandou a pasta em São Lourenço do Sul, onde realizou a missão de desvendar o latrocínio do taxista Vítor Hugo Werli, de 44 anos, no dia 3 de outubro. A vítima teve o carro roubado e depois foi morto a pauladas. Três pessoas foram identificadas, entre eles dois menores.

Para o novo titular da Defrec, que passa a atuar numa área com mais de 334 mil habitantes, ou seja, municípios de Pelotas, Turuçu e Arroio do Padre, enfrentamentos como a defasagem de efetivo e o volume de inquéritos serão combatidos com muito trabalho. Pelo site do SSP, do início do ano até setembro foram 179 ocorrências de posse de entorpecentes e 141 de tráfico de drogas. Para Calderipe, com a descoberta de quadrilhas que atuam no comércio de entorpecentes é possível solucionar crimes como roubos e homicídios.

Sintonia
O troca-troca de titulares na 18ª Delegacia Regional de Pelotas partiu da abertura de uma vaga na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), com a transferência da delegada Andrea Magno para Porto Alegre e, principalmente, da conquista pela permanência de um setor de Homicídios em Pelotas.

O ponto de partida foi pensar um local estruturado para anexar à Homicídios (que ainda não é uma delegacia e, portanto, precisa estar atrelada a outra) e que provisoriamente utilizava as dependências da Defrec. “A estrutura da Delegacia de Trânsito que fica no prédio da Regional foi escolhida, uma vez que oferece um espaço com computadores”, adiantou a delegada Carla Kuhn. Com isso, Rafanhim permanece à frente da Homicídios, mas assume a titularidade da Delegacia de Trânsito em substituição à delegada Maria Angélica Gentilini que passou a atuar entre os quatro plantonistas da DPPA.

Reforço
A delegada Carla da 18ª Regional conta com a formatura da nova turma de delegados, que deve ocorrer em março do ano que vem, para que seja nomeado um novo titular da Delegacia de Polícia de Piratini. Ao todo 47 novos candidatos, estão em formação acadêmica profissional na Acadepol, com aulas práticas e teóricas nos turnos da manhã e tarde.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fogo consumiu 70% do prédio da Panambra Anterior

Fogo consumiu 70% do prédio da Panambra

Homem é morto a tiros no Dunas Próximo

Homem é morto a tiros no Dunas

Deixe seu comentário